Trauma: o que tenho aprendido nessa caminhada.
- Roberta Rodrigues

- 6 de out. de 2022
- 1 min de leitura

Já trabalho com trauma há três anos e nesse tempo eu entendi que o trauma cria uma barreira entre quem somos verdadeiramente e como nos enxergamos. Após situações traumáticas passamos a nos ver de forma negativa e desenvolver crenças que prejudicam nosso desenvolvimento.
É como se o trauma colocasse um novo filtro sob nossas lentes. O problema é que esse novo filtro limita muito nossas capacidades e nos mantém presos ao passado.
Além disso, o trauma nos leva ao desenvolvimento de transtornos, dificuldades e prejuízos que sequer associamos com o trauma.
🤦🏼♀️
E não custa lembrar que trauma não é avaliado pela situação em si, mas a forma que nosso cérebro armazenou a experiência. Ou seja, não é o evento isoladamente, mas se fui impactado de alguma forma por ele. 🥀
Superar é possível, mas envolve entender que nós não somos culpados pelo que nos aconteceu e o que vivemos não nos define. Nosso cérebro possui o que chamamos de neuroplasticidade, essa capacidade de realizarmos novas conexões e aprendizados, o que permite, através da terapia, superar e seguir em frente com novas ferramentas 🛠



Comentários